Bom, hoje veremos a diversidade linguística existente em São Tomé e Príncipe e como a fatos históricos se relacionam com essa variedade. No país, existe a língua oficial que é o Português e outras locais , que são monco, o angolar, o tonga e o forro. Essa variedade se explica com fatos que ocorreram e entraram para a historia de São Tomé, como o povoamento, o ciclo de açúcar e até o ciclo de café e cacau.
No fim do século XV, a ilha de São Tomé passa a ser povoada por portugueses e escravos, grande maioria vieram do continente africano , devido a esse povoamento e uma ausência de atividade econômica, a ilha passa a ser pouco habitada, com poucos principalmente homens, portanto a linguagem utilizada pelos portugueses passa a influenciar muito em São Tomé, desse contato entre os escravos e portugueses , surge a língua local , angolar. A mistura deles, mais com os crioulos e africanos vindos de outros países fez surgir outras línguas.
O forro ou são-tomense é uma língua crioula de base portuguesa, e se fala quase em toda a ilha, exceto na ponta do sul, ela surgiu quando começou a ser falada por escravos libertos , chamados de forros. O monco ou principense , ela é falada na ilha do Príncipe, é uma língua também crioula de base portuguesa. Hoje em dia, na Ilha quase não é falado mais esta língua, a não ser por idosos, mas grande maioria fala português. Já o Tonga é o crioulo baseado no português e em algumas outras línguas africanas, geralmente é falado pelas pessoas que vieram de outros países africanos , como trabalhadores, países como Angola, Moçambique e Cabo Verde. Há também a língua trazida pelos milhares de cabo-verdianos no século XX para trabalharem na agricultura, essa chamada de Crioulo cabo-verdiano.
Já o português que é a língua oficial, lembra, traz marcas do português arcaico, na pronuncia, no léxico e na construção sintática algumas vezes, antigamente era falado pela classe média, donos de propriedade , hoje em dia isso mudou, todo mundo fala, de diferentes classes, exceto a classe mais rica, que aprendeu durante alguns feitos em Portugal, o Português Europeu.
- Por Tayane Guedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário